Scout Report: as estreias de Kyler Murray e Daniel Jones

Além de meu aniversário, esta quinta-feira marcou o início (de verdade) da Pré-Temporada da NFL. Onze jogos agitaram a 1ª de quatro semanas que serão marcadas por jogadores lutando por vagas nos elencos, titulares vendo pouquíssimos snaps e treinadores escondendo seus esquemas táticos. Se anime!

Eu poderia escrever aqui sobre vários jogadores que entraram em campo, mas vamos ser sinceros: tem dois caras que vocês querem saber de verdade né? Os dois primeiros quarterbacks selecionados no último Draft, Kyler Murray pelo Arizona Cardinals e Daniel Jones pelo New York Giants. A versão curta dessa análise é: os dois foram bem!

Antes de destrinchar um pouco mais a atuação, uma ressalva sobre a pré-temporada. Resultados não tem qualquer valor, zero. Os elencos nesse momento contam com 90 jogadores, dos quais apenas 53 podem ser inscritos para a temporada regular. Tem muuuuuita gente jogando que não verá um campo em uma partida oficial e ainda não há qualquer entrosamento. E ainda tem o fato dos treinadores esconderem o jogo com seus esquemas táticos e não se prepararem especificamente para seus adversários, ou seja, não é uma partida de NFL.

Dito isso, atuações individuais importam. Um exemplo que gosto de usar é o de Baker Mayfield. Na última pré-temporada o quarterback mostrou muitas qualidades que não esperávamos vir tão cedo na sua carreira e isso se traduziu em sucesso imediatamente na temporada regular. Não é uma amostra perfeita, já que o nível de competição é baixo, mas dá para fazer alguma análise.

 

Kyler Murray: precisão, mobilidade e mistério

Todo mundo está curioso para ver como será o esquema tático de Kliff Kingsbury, novo head coach do Arizona Cardinals, na NFL. O treinador, como era de se esperar, não mostrou nesta quinta-feira. O que vimos em campo foram desenhos de jogada bem simples, nada muito sofisticado. Alguns snaps em formação 01, com 4 WRs e 1 RB, um RPO para perda de uma jarda. Kingsbury não dará armas para seus adversários se prepararem.

Dito isso, Kyler Murray teve uma estreia positiva. A 1ª escolha geral teve apenas uma campanha, que começou na linha de duas jardas do campo de defesa após um fumble de Austin Ekeler, RB dos Chargers. Murray acertou seis passes para 44 jardas, todos eles curtos e na lateral. O maior avanço veio em um screen pass para David Johnson, 17 jardas.

Murray não usou as pernas para conquistar jardas, mas em alguns momentos se aproveitou de sua velocidade e mobilidade para estender jogadas, como Russell Wilson faz. O jovem QB mostra um feeling interessante nesse aspecto, algo que muitos quarterbacks móveis não tem (né RGIII). E é ótimo ele saber fazer isso, porque mesmo na pré-temporada a linha ofensiva se mostrou um problema.

Foi uma estreia positiva para Kyler Murray. Não dá para tirar nenhuma conclusão sobre o seu futuro, quarterbacks rookies já tiveram estreias piores e se tornaram grandes quarterbacks e vice-versa.

 

Daniel Jones: temos uma batalha em NY

Ainda é cedo, mas parece que eu estava errado: Daniel Jones pode sim derrotar Eli Manning e se tornar o quarterback titular do New York Giants já na semana 1. Jones soltou mais o braço do que Kyler Murray e no seu único drive em campo levou o time ao touchdown.

Foi tudo muito rápido, apenas cinco passes. Três deles em play action, uma boa decisão da comissão técnica para ajudar o calouro, que mesmo ao longo da campanha curta foi ganhando confiança. No TD a secundária dos Jets cochilou um pouco, mas o passe de Jones foi perfeito. É uma amostra muito pequena para fazer grandes avaliações, mas foi uma noite positiva.

.
.
.

Nesta edição do Podcast FA Hoje nós recebemos o Gabriel Golim, do Golim Sports, para fazer um exercício bem divertido: um draft com os dez jogadores com os quais gostaríamos de começar uma franquia na NFL. Gabriel Martins escolheu 10, Golim escolheu 10, quem será que montou o melhor time? Confira!

Como escutar o Podcast em celular Android | Como escutar o Podcast em iPhone

Spotify

iTunes (iPhone)

Soundcloud

Nos escute no Google Podcast (só buscar FA Hoje no app)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

 

Comments

comments