OPINIÃO: Será que a NFL está mesmo interessada no Brasil?

Antes de ser jornalista e cobrir a NFL, eu já era fã do esporte. Hoje já posso dizer que a bola oval superou a redonda no meu coração. Então posso falar com convicção que, assim como todos vocês, quero ver a liga aqui no Brasil. Infelizmente, é a hora de admitir: a NFL não está tão interessada assim em terras brasileiras e toda a nossa ansiedade pelo Pro Bowl foi alimentada por expectativas exageradas.

Como parte da mídia que cobre a NFL no Brasil, tenho que fazer um mea culpa. Tanto se fala do “crescimento do futebol americano em terras brasileiras”, e de fato vem disparando a popularidade, mas presença mesmo da liga nós não temos nenhuma. O troféu veio no começo do ano, mas foi uma ação de marketing de uma das patrocinadoras. Marshawn Lynch, Golden Tate e outros jogadores vieram para um minicamp em 2014, mas foi através da American Football Without Barriers, uma ONG que tem como objetivo divulgar o esporte ao redor do mundo que não tem ligação com Roger Goodell e companhia. O que existe de concreto? Alguns posts por semana em português na página oficial do Facebook, e só.

Não dá para dizer também que foi tudo ilusão. Ocorreu de fato a inspeção do Maracanã por uma comissão da liga. E um dos diretores da NFL falou em entrevista ao jornal Globo que existe sim o interesse no Brasil. Mas foi aí que nós nos precipitamos. Nada de concreto está sendo feito aqui. Não está saindo dinheiro do cofre dos 32 donos para ações de marketing aqui, para criar um escritório com profissionais voltados ao crescimento da marca aqui. Nada. Nem na votação final para sediar o Pro Bowl o Rio de Janeiro chegou.

Não estamos pedindo muito. Enquanto outros países recebem jogos de temporada regular, nós sonhamos com o Pro Bowl, que ninguém nos Estados Unidos parece muito interessado. Só que nos precipitamos e a distância ainda parece grande. A esperança continua, mas enquanto quatro ou cinco posts em português por semana na página oficial da NFL no Facebook for tudo de concreto que a liga faz olhando para o Brasil, não espere muito.
.
.
.
NFL frustra sonho brasileiro e anuncia Pro Bowl em Orlando nos próximos anos, Wentz na frente de Bradford na Philadelphia e muito mais no Podcast FA Hoje


iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Soundcloud

4shared

Comments

comments