OPINIÃO: Jameis Winston e Marcus Mariota vão para o ano mais importante das suas carreiras

Vamos voltar três anos, para o já longínquo 2015. Aliás, vamos um pouco mais atrás, para o término da temporada 2014. Sem muito alarde, o Tampa Bay Buccaneers tirou uma página do livro do Philadelphia 76ers e claramente se esforçou para perder o último jogo da temporada, tirando todos os titulares de campo com exceção do QB Luke McCown enquanto o time vencia os Saints em casa por 20 a 7. Por que os Bucs fizeram isso? Para garantir a 1ª escolha geral em um Draft que prometia trazer dois QBs com potencial para serem superestrelas na NFL.

A derrota colocou Tampa Bay no topo, na frente do Tennessee Titans, com Jameis Winston e Marcus Mariota sendo selecionados respectivamente. Dois talentos que prometiam mudar a trajetória de suas franquias, mas agora, voltando para 2018, esse processo está sendo mais lento que o esperado e está na hora deles jogarem como estrelas. Mariota e Winston já mostraram flashes, sem dúvidas. Ambos já tiveram sequência de semanas em que pareciam enfim ter dado um “clique”, enchendo a torcida de esperança, só que nunca durou mais do que um mês. Agora, com eles entrando no quarto e penúltimo ano de seus contratos, a pressão será enorme para corresponder ao potencial que já demonstraram.

Para a surpresa de ninguém, tanto Tampa Bay quanto Tennessee já exerceram a renovação automática dos contratos dos seus passadores, então ambos possuem vínculo até o término de 2019. Isso nunca foi nem questionado. Algo que precisamos ter em mente é que tanto Winston quanto Mariota são muito jovens. Eles parecem estar na Liga há muito tempo, mas ambos tem 24 anos. Baker Mayfield, a primeira escolha geral desse ano, tem 23. Não estou querendo dizer que eles correm risco de serem rotulados como Busts ou que Bucs e Titans precisam ir atrás de outros QBs. A questão é que Jameis Winston e Marcus Mariota entraram na Liga com a promessa de brigarem por MVPs e após três anos eles ainda estão enterrados na meiuca dos rankings de passadores.

Existem muitos fatores externos que contribuem para não deixar os dois destravar seus melhores níveis, se eles estiverem lá. Ambos não contam com boas organizações ao seu redor, Mariota vai para o seu terceiro head coach em quatro anos, enquanto Winston ainda está no segundo (Dirk Koetter), que está extremamente pressionado. Marcus conta com uma linha ofensiva bem melhor, enquanto Jameis tem um grupo de skill positions infinitamente superior. Em Tampa Bay o ex-Florida State está na divisão mais forte da NFL na conferência mais dura, enquanto o ex-Oregon conta com a historicamente fraca AFC Sul. Justificativas e motivos para acreditar que os dois vão melhorar não faltam, mas eles precisam melhorar.

Para sair de cima do muro, se precisasse escolher um dos dois ainda prefiro Jameis Winston. Em geral, até acho que Marcus Mariota já mostrou mais, mas isso foi numa estrutura melhor com a linha ofensiva e jogo corrido. Vejo o potencial de Winston melhor, além de ser mais durável (eu sei que ele se machucou no ano passado, mas Mariota se lesionou em TODOS as suas temporadas na NFL).

O segundo contrato de Jameis Winston e Marcus Mariota já está garantido. Já até prevejo a histeria coletiva quando ambos assinarem na casa de 30 milhões de dólares por temporada. Isso acontece pela importância da posição. Claro que teremos duas temporadas pela frente e os dois podem dar o grande salto que esperamos há tanto tempo, mas esse dinheiro já é deles a menos que algo muito fora do ordinário aconteça. Bucs e Titans vão pagar esperando que assim como Matthew Stafford e Matt Ryan, Winston e Mariota vão demorar até encontrarem seu melhor nível, mas chegarão lá um dia. Só que o tempo está passando e se em 2018 não seja clara a evolução dos dois, a pressão será enorme.

.
.
.
Nesta edição do Podcast o assunto foi o cenário geral da NFL. Com a participação do @oQuarterback, os seguintes tópicos foram debatidos:

– Quando/se a NFL virá ao Brasil
– Futuro do Kickoff
– Relação entre Brady, Belichick e Gronk
– Nova CBA
– Queda da audiência nos EUA
– Jogadores universitários devem ser pagos?

E muito mais. Escute agora!

Como escutar o Podcast em celular Android | Como escutar o Podcast em iPhone

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Novidade: Deezer

Soundcloud

4shared

Comments

comments