O que esperar de Mitch Trubisky como titular do Chicago Bears?

Era uma decisão inevitável. Nós analistas podemos escrever o quanto quisermos sobre a necessidade de dar tempo aos quarterbacks novatos para que eles se se preparem e entrem em campo apenas quando estiverem prontos, mas a verdade é que não existem 32 seres humanos capazes de jogar essa posição em alto nível na Liga, então quando você tem um que pode vir a ser, vai acabar jogando mais cedo do que se espera. Mitch Trubisky será mais um desses que vai ser empurrado no mar revolto que é a NFL, será que ele vai conseguir ficar não só ficar com a cabeça na superfície como também irá nadar em frente ou vai afundar? Nesta coluna quero colocar no papel (ou na internet, mesma coisa) quais são minhas expectativas e o que veremos de Trubisky.

A primeira coisa que quero escrever é: pobre Mike Glennon.

Ok, não tão pobre já que ele recebeu 18 milhões de dólares por temporada.

Você sabe quem são Deonte Thompson, Josh Bellamy e Kendall Wright? São os três Wide Receivers com mais snaps pelo Chicago Bears em 2017. É um péssimo corpo de Wide Receiver, provavelmente o pior da NFL. Glennon não é um bom jogador, mas qualquer QB teria dificuldades com um grupo tão limitado assim.

Outro fator, talvez ainda mais importante: não é um bom encaixe o seu estilo de jogo com o esquema que John Fox quer usar em Chicago. Se todos os quarterbacks da NFL disputassem uma corrida, Mike Glennon seria um dos últimos. Ele não tem qualquer mobilidade e o ataque dos Bears é cheio de Roll Outs (que coloca o QB em movimento após o play action). Essa foi uma observação feita por Tony Romo no último Thursday Night Football contra os Packers.

O esquema tático é um bom gancho para enfim começar a falar do assunto da coluna, Mitch Trubisky. O rookie correu as 40 jardas no Combine em 4,6s mostrou essa velocidade muito claramente na Pré-Temporada. O Chicago Bears quer que o ataque passe por seus dois running backs e o perigo de Trubisky em movimento vai obrigar espaço para Jordan Howard e Tarik Cohen. Só ajuda os RBs quando a defesa tem que se preocupar com isso:

Duas coisas são certas de vermos na estreia de Trubisky: passes rápidos e com o quarterback em movimento. John Fox mostrou durante a Pré-Temporada que tem um plano de jogo simplificado para o rookie e enquanto esperamos que ele tenha evoluído e ser capaz de mais depois desse mês, veremos o novato se livrando da bola sem ter que fazer muitas leituras complexas. Na preseason Mitch mostrou muita precisão passando a bola enquanto corria para o lado direito e com um corpo de recebedores limitados e que não tem condições de ganhar muitas batalhas no um contra um em rotas longas, veremos muitas dessas jogadas a partir do play action:

Mitch Trubisky não será perfeito. É óbvio, mas é sempre bom repetir antes que eu receba ameaças de morte caso ele tenha um jogo ruim. A Pré-Temporada não é o mesmo que a Temporada Regular, onde tudo é muito mais rápido e, principalmente, as defesas vão se preparar para te parar.

Logo de cara Trubisky terá pela frente a forte defesa do Minnesota Vikings. Não será nada fácil correr contra ela, Howard e Cohen terão bastante dificuldade. O que vai acontecer? Os dois excelentes Cornerbacks dos Vikings, Xavier Rhodes e Trae Waynes vão pressionar muito os WRs dos Bears logo na linha de scrimmage e vão sentar nas rotas curtas, desafiando o rookie a vencer o jogo com passes longos. É a aposta certa para a maioria dos times nesse tipo de situação e é ainda mais tentadora para Minnesota, que conta com Harrison Smith no fundo do campo.

É importante ter paciência com Mitch Trubisky. O torcedor do Chicago Bears sabe que o time está se mostrando competitivo, mas não tem condições de brigar já em 2017. John Fox, head coach da equipe, tem que colocar o rookie em boas situações e não exigir muito dele. A defesa e o jogo terrestre precisam tirar a pressão do novato e servir como as rodinhas da bicicleta quando estamos aprendendo a pedalar. Os Bears conseguiram identificar em Trubisky um QB de talento, agora vem a segunda etapa: desenvolvê-lo.

 

.
.
.
Domingo agitado na NFL e para ficar por dentro de tudo que rolou na rodada só escutando o Podcast FA Hoje. Nossa equipe analisou TODAS as partidas da rodada, então não perca tempo e escute o melhor programa brasileiro sobre futebol americano!

Como escutar o Podcast em celular Android | Como escutar o Podcast em iPhone 

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Novidade: Deezer

Soundcloud

4shared

Comments

comments