O BFA começa neste final de semana, entenda como vai funcionar o campeonato!

A popularidade do futebol americano no Brasil tem crescido nos últimos anos e os fãs da bola oval não tem apenas o college e a NFL como opções para acompanhar o esporte. Existem muitos campeonatos de futebol americano rolando pelo Brasil, e neste fim de semana começa o principal deles, o BFA 2017. Nesta matéria especial, o FA Hoje explicará tudo o que você precisa saber sobre a competição.

O BFA era conhecido como Superliga Nacional até o ano passado e este ano começa no dia 1 de julho com previsão de término para a segunda semana de dezembro. O novo formato chega com algumas novidades como o limite de estrangeiros e será disputado por 30 times divididos em 4 conferências (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). Cada conferência tem um número diferente de equipes e também possui um regulamento específico quanto a sua classificação.

Conferência Sul: 7 times (Brown Spiders, Coritiba Crocodiles, Juventude FA, Santa Maria Soldiers, Paraná HP, São José Istepôs e Timbó Rex) estão na disputa da Conferência Sul. Na fase regular, todos os times jogam contra si uma vez e os 4 primeiros colocados se classificam para as semifinais de conferência. Nesta fase, os times se enfrentam em um jogo único definido por cruzamento olímpico (primeiro contra o quarto e segundo contra o terceiro). Nos playoffs desta conferência, o mando de campo sempre pertencerá a equipe com melhor campanha e o vencedor da conferência se classifica para os playoff nacional.

Conferência Sudeste: Esta é a conferência com mais times no BFA, totalizando 10 equipes dividas em dois grupos. O grupo Oeste (Corinthians Steamrollers, Flamengo Imperadores, Patriotas FA, Sada Cruzeiro e Santos Tsunami) e o grupo Leste (Botafogo Reptiles, Lusa Lions, Minas Locomotiva, São Paulo Storm e Vila Velha Tritões). Na temporada regular, as equipes jogam contra todos os times dentro do próprio grupo e um jogo contra um adversário do outro grupo que será definido de maneira equilibrada para que os times viajem a menor distância possível. Após os jogos desta fase, a equipe melhor classificada dentro de cada grupo estará automaticamente classificada para a semifinal de conferência. As duas melhores campanhas em seguida, independente de grupo, se classificam como terceiro e quarto colocado. O campeão de grupo com melhor campanha enfrenta o quarto colocado e o outro campeão de grupo encara o terceiro. O mando de campo sempre será definido pela melhor campanha na temporada regular e o campeão da conferência se classifica para o playoff nacional.

Conferência Centro-oeste: Na conferência Centro-oeste a disputa acontece entre 5 times (CG Predadores, Cuiabá Arsenal, Goiânia Rednecks, Sinop Coyotes e Tubarões do Cerrado). Na fase regular todas as equipes jogam entre si e os quatro primeiros colocados se enfrentam em cruzamento olímpico nos playoffs da conferência. O mando de campo sempre será definido pela melhor campanha na temporada regular e campeão da conferência se classifica para o playoff nacional.

Conferência Nordeste: A conferência Nordeste terá 8 equipes divididas em 2 grupos. O grupo Norte (Bulls Potiguares, Ceará Caçadores, Tropa Campina e Ufersa Petroleiros) e o grupo Sul (Cavalaria 2 de julho, João Pessoa Espectros, Recife Mariners e Recife Pirates). Na fase regular os times do grupo jogam entre si uma vez e também 3 partidas contra equipes do outro grupo definidas de modo em que o primeiro colocado de um grupo não enfrente o quarto do outro e o segundo de um grupo não enfrente o terceiro do outro. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais de conferência e se enfrentam em cruzamento olímpico. O mando de campo sempre será definido pela melhor campanha na temporada regular e o campeão da conferência se classifica para o playoff nacional.

Playoffs Nacionais: Os campeões de cada conferência se classificam para os playoffs nacionais. Os critérios para mando de campo em playoffs nacionais foram definidos em forma de rodízio, de forma que haja alternância de confrontos das semifinais nacionais a cada 2 anos, e em um ciclo de 6 anos, todas as conferências tenham se enfrentado. Para prioridade de mando de campo na final de cada ano (Brasil Bowl), o critério utilizado foi a distância viajada na semifinal. Para 2017, as semifinais serão (mandante x visitante): Sul x Sudeste e Nordeste x Centro-oeste.
Portanto, para este ano a prioridade do mando de campo do Brasil Bowl será na seguinte ordem: Centro-oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. Em 2018, os mandos de campo das semifinais se invertem e a prioridade do mando do Brasil Bowl também.

Neste primeira semana, 4 jogos agitam o BFA 2017, 3 pela conferência Nordeste além de um clássico carioca na conferência Sudeste:

Sábado 19h: Cavalaria 2 de Julho x Tropa Campina, estádio Salvador Arena Club, Salvador/BA
Domingo 14h: Recife Pirates x Recife Mariners, estádio Grito da República, Olinda/PE
Domingo 14h: Botafogo Reptiles x Flamengo Imperadores, estádio Ronaldo Nazário, Rio de Janeiro/RJ
Domingo 15h: Bulls Potiguares x João Pessoa Espectros, Arena das Dunas, Natal/RN

.
.
.
Pode rodada dupla no Podcast FA Hoje? Pode sim! Na última edição olhamos para duas posições diferentes, com o Top 5 Defensive Tackles e depois Top 5 Inside Linebackers. Quem você acha que ficou no topo dessas listas? Tem também a estreia de um novo quadro, o Boletim FABR, com tudo sobre o futebol americano no Brasil. Escute agora!

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Novidade: Deezer

Soundcloud

4shared

Comments

comments