Free Agent Week: É possível vencer o Super Bowl com o Kirk Cousins?

A grande pergunta desta offseason está prestes a ser respondida. Onde Kirk Cousins jogará em 2018? Bom, isto em breve saberemos, mas após pagar o QB, provavelmente com o maior salário da história (algo que sabemos que não durará muito tempo), vem a pergunta tema desta coluna: É possível vencer o Super Bowl com Kirk Cousins?

Não vou especular onde seria o melhor destino para Cousins, pois já destrinchamos muito bem onde seria o lugar ideal para ele. Mas agora que estamos chegando perto do momento decisivo para o ‘capitão Kirk’, resta saber se ele é capaz de ser a grande estrela de uma equipe vencedora do Super Bowl. Para isso, vamos analisar primeiramente os números.

Números de Kirk Cousins como titular dos Redkins

Desde que se tornou titular dos Redskins em 2015, o QB acumula 13.176 jardas aéreas, 81 passes para TDs, 13 corridas para TD e 36 interceptações lançadas. Estes números são dignos de um franchise quarterback de 25 milhões de dólares por temporada e que dão a segurança para Cousins pedir alto onde for. Mas agora falaremos das estatísticas mais importantes na vida de um franchise QB: onde estes números levaram o QB e sua equipe?

O histórico de Kirk Cousins é de 24 vitórias, 23 derrotas e um empate, além de um título de divisão, e uma derrota em playoffs. Na prática, os ótimos números do QB produziram campanhas medianas em sua maioria para os Redkins nestas últimas temporadas. Claro que não foi somente culpa do QB, mas se considerarmos apenas o esforço de Cousins, seu possível ex-time não conquistou muita coisa.

Que tipo de ajuda o QB recebeu nestes últimos anos?

Um grande quarterback muitas vezes não precisa do melhor corpo de recebedores e nem da melhor linha ofensiva para ir longe. E nestes quesitos Kirk Cousins não tem do que reclamar. Contando desde de 2015 com ótimos corpos de recebedores e sempre bem protegido, o QB teve ótimas estatísticas. O jogo terrestre dos Redskins não foi o melhor nestas últimas temporadas, mas o QB também foi compensado por um ótimo head coach, que soube aproveitar bastante as suas qualidades.

Veredito

Não vejo Kirk Cousins como um quarterback vencedor de Super Bowl. Pelo menos por enquanto, não vi o ‘capitão Kirk’ como principal peça de um ataque campeão. Talvez ele esteja atualmente entre os 15 melhores QBs de toda liga e como um dos mais produtivos em termos de números de sua posição, mas para chamar o Vince Lombard de seu, ainda falta um algo mais.

Serei um pouco mais ousado e ainda darei um ‘’’’’’sábio’’’’’’ conselho se Kirk Cousins estiver mais preocupado em vencer campeonatos do que faturar milhões: escolha uma equipe em que você seja mais um, não ‘o cara’. Opte pelo máximo de ajuda que tiver disponível (corpo de recebedores, jogo terrestre, linha ofensiva e bons HC e OC), porque, pelo menos por enquanto, ainda não o considero como possível vencedor de Super Bowl.

Comments

comments