FA Hoje conversa com autor da ‘Bíblia’ do Futebol Americano

A NFL disparou em popularidade aqui no Brasil na última década. A história da liga, no entanto, começou lá atrás, na década de 1920. Se você quer entender mais sobre tudo que aconteceu nesses quase 100 anos de vida é fácil: é só ler o ‘America’s Game’. Escrito em 2004, o livro se tornou a ‘Bíblia’ do futebol americano profissional, contando toda a longa história do esporte. Pela importância histórica dessa obra, escolhi o ‘America’s Game’ para ser o primeiro livro abordado na nossa nova série Clube do Livro. Na semana que vem vou publicar minhas impressões desse verdadeiro documento definitivo sobre a vida da NFL, mas antes é a vez da conversa que tive com Michael MacCambridge, o autor de ‘America’s Game’.

FA Hoje: Como foi o processo de escrever o America’s Game? Quando que você teve a ideia e como foi fazer as pesquisas e entrevistas para o livro?

Michael MacCambridge: No final dos anos 90 eu percebi que quando as pessoas falavam da popularidade do futebol americano profissional, sempre presumia-se que isso aconteceu por mágica, que assim que alguém apontou a câmera da TV para um campo de futebol americano o esporte ultrapassou instantaneamente o beisebol. Eu tinha certeza que as causas eram mais complicadas e que as implicações foram profundas. Foi aí que comecei a escrever a proposta do livro e, em seguida, o livro em si. O processo foi muito mais árduo que eu esperava. Eu não sabia as coisas que eu não sabia e durante o processo de pesquisa, acabei descobrindo muito mais do que esperava. O livro levou cinco anos para ser produzido, do outono de 1999 até o outono de 2004.

FA Hoje: O America’s Game é visto atualmente como o principal livro sobre a história do futebol americano profissional. O quão gratificante é isso?

Michael: O livro nunca foi um best-seller, mas de alguma forma continua sendo impresso após mais de uma década do lançamento original e eu ainda recebo e-mail de novos leitores que o encontraram pela primeira vez. É um sentimento muito bom quando os leitores gostam do livro. É muito gratificante também quando encontro pessoas que trabalham no futebol americano que leram o livro e o respeitam. Digo isso esperando que eu não soe pretensioso. Meu objetivo não era escrever um livro de esportes e sim escrever um livro de história sobre a evolução do esporte.

FA Hoje: Se você pudesse citar uma passagem ou história do livro que te surpreendeu, algo que você não tinha ideia que aconteceu antes de escrever o livro, qual seria?

Michael: Essa é fácil… Quando comecei a escrever o livro com a Random House (editora), eu não tinha ideia que a mudança do Los Angeles Rams fez com que acontecesse uma audiência da comissão do Los Angeles Coliseum (estádio), que acabou na re-integração da NFL. Esse um pedaço de história que não foi muito reportado e abriu a narrativa do livro de uma forma que eu não esperava anteriormente.

FA Hoje: Qual dos seus outros livros você recomendaria para alguém que terminou e gostou do America’s Game?

Michael: Meu primeiro livro foi a história da revista ‘Sports Illustrated’, mas acredito que não é de muito interesse para os fãs brasileiros do futebol americano. Para fãs desse esporte, eu sugiro “Lamar Hunt: A Life in Sports”, é sobre o homem que fundou a American Football League, deu nome ao Super Bowl e teve um papel chave no desenvolvimento também do futebol e do tênis nos Estados Unidos. Meu próximo livro, que sairá em outubro, é o “Chuck Noll: His Life’s Work”, uma biografia do treinador que venceu quatro títulos com o Pittsburgh Steelers.
.
.
No próximo sábado postarei minha opinião sobre esse livro (que são muito boas, já que já passei da metade nesse momento). Convido você a também ler o America’s Game, você comprá-lo no Amazon em versão digital ou impressa, só que a versão impressa a entrega pelo visto é bem demorada. No aplicativo ‘iBook’, da Apple, também é muito fácil adquiri-lo, estou lendo nele no meu iPad. Além da minha resenha, também revelarei o próximo livro dessa série, então não perca!

.
.
Entre no grupo oficial do FA Hoje no Facebook!
.
.
Tem certeza que estamos na Offseason? Resumo dessa sexta-feira maluca que teve renovações de contrato surpreendentes e o fim do Deflategate você escuta no Podcast FA Hoje!

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Soundcloud

4shared

Comments

comments