EXCLUSIVO: FA Hoje conversa com técnico da Seleção Argentina de Futebol Americano

O Mundo do FABR foi sacudido na semana passada com o anúncio que a Seleção Brasileira vai enfrentar a Argentina em amistoso no dia 16 dezembro no Mineirão. A partida promete ser um evento muito simbólico de todo o crescimento do futebol americano no país e também uma oportunidade de nos testarmos contra o nosso maior rival. Mas o que esperar dos argentinos, os Halcones? Para obter essa resposta, o FA Hoje bateu um papo com o head coach da Seleção Argentina, Cesar Liatti. Confira!

 

FA Hoje: Esse será o primeiro Brasil x Argentina da história no Futebol Americano, essa rivalidade é enorme em qualquer esporte quando se trata dos nossos países, o jogo vai ser em um estádio importantíssimo como o Mineirão. Como você se sente fazendo parte de uma partida tão grande? 

Cesar Liatti: Sim, primeiro da história! É verdade que existe uma rivalidade grande entre nossos países, mas também um grande respeito. Para nós é uma honra entrarmos para a história do nosso esporte, mas também é uma grande responsabilidade para a qual teremos que trabalhar duro para estarmos prontos para esse desafio.

 

FA Hoje: O quão grande é o futebol americano na Argentina nesse momento? Aqui no Brasil tivemos uma explosão de popularidade nos últimos anos, o esporte é jogado no país inteiro, e na Argentina? 

Cesar Liatti: Aqui na Argentina nós não tivemos uma explosão de popularidade como no Brasil. Futebol Americano vem crescendo de forma gradual e constante por vários anos, em províncias como Santa Fé, Córdoba e Mendoza.

 

FA Hoje: Você acha que o fato da Argentina ter tradição no Rugby ajuda o nível do Futebol Americano praticado no seu país?

Cesar Liatti: Eu acho que ajuda, mas não é um grande fator.

 

FA Hoje: Qual é a força da Seleção da Argentina de Futebol Americano? 

Cesar Liatti: Por natureza, como em outros esportes, nós nos caracterizamos pela nossa mentalidade vencedora, tenacidade e coração que colocamos em tudo que fazemos.

 

FA Hoje: O que você espera da Seleção Brasileira de Futebol Americano? 

Cesar Liatti: Brasil vai ser um oponente duro. Eles (Brasil) tem uma Liga enorme com muito talento ao seu dispor. Os jogadores deles são grandes, fortes e rápidos, e sabem jogar o esporte. Definitivamente vai ser um grande desafio para a Argentina. Brasil claramente é o favorito.

 

FA Hoje: O quão importante esse jogo será para o desenvolvimento do Futebol Americano na América do Sul?

Cesar Liatti: De fato vai ser muito importante. Esse jogo tem uma repercussão global e mostra o crescimento do esporte na região. Acho que é um primeiro passo de algo muito maior.

 

FA Hoje: Última pergunta – Qual a chance de vermos Martin Gramática (Kicker argentino que jogou na NFL entre 1999 e 2008 e que foi campeão do Super Bowl com o Tampa Bay Buccaneers) em campo? 

Cesar Liatti: Eu adoraria, mas a chance é zero. E o Cairo Santos?

.
.
.
Edição IMPERDÍVEL do Podcast FA Hoje! Além das últimas notícias, batemos um papo com Gabriel Mendes, head coach da seleção brasileira, sobre o amistoso que será realizado contra a Argentina. Na segunda parte nossa equipe fez um Draft diferente: ao invés de selecionar apenas um jogador, escolhemos um grupo posicional. Quem será que escolheu melhor? Escute agora!

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Novidade: Deezer

Soundcloud

4shared

Comments

comments