EXCLUSIVO: Breno Giacomini conversa com o FA Hoje sobre crescimento do futebol americano no Brasil e muito mais!

Em censo realizado nos Estados Unidos em 2012, apontou-se a existência de 371.529 ‘Brazilian Americans’, americanos de descendência brasileira. Um deles é Breno Giacomini. Nascido em Cambridge, Massachusetts, ele é filho de brasileiros de Governador Valadares, Minas Gerais, que imigraram para o país. Sem dúvidas Breno vive agora o ‘American Dream’, tendo uma carreira de sucesso na NFL, com passagens pelo Green Bay Packers, Seattle Seahawks e agora atualmente no New York Jets.

A biografia do Right Tackle não para aí. Breno Giacomini foi campeão do Super Bowl XLVIII com o Seattle Seahawks. Além disso, ele é um dos idealizadores do ‘American Football Without Barriers’, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e disseminar o futebol americano ao redor do mundo. O FA Hoje bateu um papo exclusivo com ele sobre o desenvolvimento do esporte aqui no Brasil, a temporada dos Jets e muito mais, confira!

FA Hoje: Você está entrando na sua 9ª temporada na NFL, 9º Training Camp. É diferente quando você já tem algum tempo de carreira ou a animação é a mesma?

Breno Giacomini: Não é diferente vir para o Training Camp normalmente, esse ano foi um pouco diferente porque eu estava machucado, então nesse sentido foi diferente. Todo ano que começa o Training Camp é a mesma animação, mesma energia, você quer jogar e jogar bem o suficiente para conseguir uma vaga no time. A animação é enorme de voltar com seus companheiros e o trabalho é ótimo.

FA Hoje: A popularidade da NFL aqui no Brasil cresceu muito desde a época que você começou a jogar futebol americano no colégio. Você mesmo esteve no Brasil em 2014 com o ‘American Football Without Barriers’ em 2014 e centenas de pessoas estiveram presentes. Você sente esse crescimento da popularidade quando interage com brasileiros?

Breno Giacomini: Sim, eu me mantenho informado sobre isso, sigo algumas pessoas no Facebook e alguns grupos lá. Eu ainda sigo alguns caras que visitei lá em 2014. Me mantenho informado através das notícias e da família e dos amigos, e eles me dizem que os jogos estão crescendo muito lá, as competições estão crescendo, o público vem aumentando. Como cresci em uma família brasileira, isso é ótimo de ver. É o esporte que amo jogar e ver o povo no Brasil começar a amá-lo é muito legal para mim.

FA Hoje: No ano passado os Jets ficaram a uma vitória de ir aos Playoffs, isso deve servir como motivação para 2016 certo?

Breno Giacomini: A gente ficou a uma vitória, mas podia ser qualquer vitória, não só a do último jogo. Nós tentamos aprender com isso, serve como motivação mesmo, mas ao mesmo tempo é um novo ano. Existem novas peças no quebra-cabeça. Nós precisamos voltar a onde estávamos e para fazer isso precisamos focar semana por semana, no próximo jogo, no próximo treino, na próxima jogada. Não podemos ficar olhando para o futuro, temos que focar no agora e o futuro vai se resolver, sem dúvida. A motivação existe, sem dúvida, assim como a fome de vencer.

FA Hoje: O que vocês precisam fazer diferente para evitar esse mesmo destino agora? O quão importante foi resolver a situação do Muhamad Wilkerson e do Ryan Fitzpatrick antes do Training Camp começar?

Breno Giacomini: Quando você está construindo um time, você quer todas as peças dentro do CT, trabalhando junto, dentro e fora de campo. Parte de eu estar machucado agora é que não estou tendo isso, mas para responder sua pergunta, Mo (Wilkerson) está de volta, ele está tendo um ótimo Training Camp. Fitz (Ryan Fitzpatrick) também, ele está liderando o huddle, ele é ótimo. Esses caras, o mais importante é que precisamos deles fora de campo. Eles são nossos líderes fora de campo, não só dentro. Obviamente eles fazem o que fazem dentro de campo, mas vê-los todo dia no vestiário, poder conversar e brincar com eles, essa é a parte mais importante para o time crescer como um todo.

FA Hoje: Todo ano nós vemos mais jogadores estrangeiros entrando na liga. Com o seu trabalho no ‘American Football Without Barriers’, deve ser muito gratificante ver que você e seus companheiros estão ajudando a divulgar o futebol americano ao redor do mundo, certo?

Breno Giacomini: É verdade, todo ano vemos mais jogadores estrangeiros entrando na liga, é ótimo! É parte da ideia do ‘American Football Without Barriers’, um dos nosso objetivos é trazer jovens de outros lugares do mundo para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos para jogar futebol americano. Pode ser em uma universidade de primeira, segunda divisão, não importa. Nosso objetivo é dar a oportunidade para que joguem o esporte que a gente ama, o futebol americano. Ver estrangeiros entrando na liga é ótimo também, nós temos o kicker do Brasil, alguns alemães, alguns caras da Nigéria. A lista só cresce. É ótimo ver que outros países também estão começando a amar esse esporte e dando um caminho para essas pessoas realizarem o ‘American Dream’ e jogar esse esporte, é ótimo ver isso.

.
.
.
.
Quer comprar produtos colecionáveis da NFL e não sabe aonde? Então vá na Fumble Store! É só ir em www.fumblestore.com.br para comprar minicapacetes, chaveiros e muito mais, não perca tempo!

Comments

comments