Aaron Hernandez tinha o caso mais grave de CTE já registrado em alguém da idade dele, diz cientista

O maior problema da NFL não são lesões de joelho que tiram jogadores de uma temporada, queda de audiência ou pessoas que se levantam ou não para o hino dos Estados Unidos. O obstáculo que mais ameaça a Liga é a CTE (Encefalopatia Traumática Crónica), grave doença degenerativa que estudos já comprovaram estar relacionada com a prática de futebol americano. Cientistas da Universidade de Boston divulgaram na última quinta-feira resultados alarmantes após analisarem o cérebro de Aaron Hernandez, ex-Tight End dos Patriots que cometeu suicídio na cadeia no começo do ano. Hernandez foi diagnosticado com o caso mais grave de CTE já encontrado em alguém com menos de 40 anos.

A ciência ainda caminha para encontrar uma forma de diagnosticar o CTE, que é uma doença degenerativa que afeta o cérebro, enquanto a pessoa está viva, mas a única forma atual de dizer definitivamente se a ela sofre ou não desse problema é analisando o órgão após a morte. Ela pode ser identificada através dos sintomas, que incluem problemas para controlar impulsos, agressão, depressão e paranoia. Isso se encaixa com o comportamento de Hernandez, que teria se tornado extremamente paranoico antes de assassinar Odin Lloyd e passou a andar com uma arma o tempo todo. Ele acabou cometendo suicídio na prisão em abril deste ano, fim trágico que infelizmente não é inédito para quem sofre dessa doença.

Em entrevista nesta quinta-feira, os cientistas da Universidade de Boston afirmaram que o cérebro de Aaron Hernandez apresentava sinais severos de degeneração, que o colocaria no terceiro estágio mais grave de quatro possíveis da doença. A DrªAnn McKee, responsável por comandar o estudo, afirmou que nunca havia sido encontrado um caso tão grave em alguém com menos de 40 anos. A principal área afetada foi o lobo frontal, região do cérebro associada com a tomada de decisões e cognição. A Drª McKee, no entanto, ressaltou que a doença não é suficiente para explicar o comportamento e o crime cometido por Hernandez, mas com certeza fez parte da equação.

.
.
.
Já tem programa novo quentinho saído do forno! O Podcast FA Hoje como sempre chega na segunda-feira para falar de tudo que rolou na rodada, com análise de todos os jogos assistidos pela nossa equipe (que são todos os jogos do domingo). Escute agora!

Como escutar o Podcast em celular Android | Como escutar o Podcast em iPhone 

iTunes (iPhone, iPad, iPod)

Stitcher (Android e outros sistemas operacionais)

Novidade: Deezer

Soundcloud

4shared

Comments

comments