7 motivos para o Fantasy Football ser melhor que o Cartola FC

Sempre quando um novo fã de futebol americano é apresentado ao Fantasy Football, ele é chamado de ‘o Cartola da NFL’. Os dois tem uma pegada parecida, mas se diferem totalmente em outros aspectos e o objetivo desse texto é mostrar porque o Fantasy Football é mais legal que o Cartola. Antes de começar, é preciso explicar que eu joguei Cartola até de 2016 (os motivos de ter parado estarão no texto) e ainda acho o jogo divertido, então não existe problema algum em jogar os dois jogos.

Dinâmica da jogo

O primeiro motivo é o fato do Fantasy Football ser muito mais dinâmico que o Cartola. No FF você pode alterar o modo de jogo e as pontuações da maneira que você preferir (incluindo jogadores de defesa, special teams, dando pontos por recepção), enquanto no Cartola, você fica preso ao engessamento do jogo, que não permite que você faça essas alterações.

Montagem do Time

 A montagem do seu elenco no FF é feita pelo draft, que é uma das coisas mais divertidas do jogo. Claro que você pode fazer alterações no seu time ao longo da temporada, mas a preparação e o sentimento de conseguir um steal no draft não existe no cartola. Além disso, O FF permite que você troque seus jogadores até o momento em que a franquia do atleta ainda não tenha entrado em campo na rodada, enquanto no Cartola você precisa estar com seu time pronto até o fechamento do Mercado. O grande problema disso é que com um mercado fechado no sábado e a rodada sendo encerrada na segunda, muita coisa pode mudar nas escalações, e por vezes, alguns jogadores tidos como prováveis vão para o banco ou são poupados da partida, fazendo com que seu time fique com um jogador a menos para aquela rodada.

Formato do jogo

Na fórmula de disputa do FF você enfrenta um adversário direto em cada semana, e isso é muito mais divertido que com uma pontuação generalizada. Nos últimos anos o Cartola até criou as ‘ligas mata-mata’, mas ela vale apenas para um tiro curto e não para toda a temporada. E mesmo as ligas mata-mata tem outra problema que será abordado no próximo tópico, que é o fato do seu adversário poder contar com os mesmo jogadores que você.

Ligas

 Um dos motivos que vez com que eu parasse de jogar o Cartola foi a criação do CartolaPro. Ele faz com que você tenha que pagar para jogar um número maior de ligas, e se quiser ‘burlar o sistema’, você será obrigado a criar a múltiplas contas no jogo. Já no FF, você não tem esse problema, já que pode jogar uma quantidade maior de ligas em vários sites diferentes. Além disso as ligas do Cartola tem um pequeno problema. Quando um favoritaço da rodada mita, todo mundo mita. Como torcedor do Avaí posso falar isso com autoridade. Quando o Leão da ilha joga fora de casa contra um Palmeiras ou Flamengo, os times que jogam em casa são muito escalados na rodada, e se ganharem por um placar tranquilo geram um efeito dominó onde vários cartoleiros pontuarão bastante naquela rodada. No FF, com um jogador pertencendo a apenas um time por liga, esse tipo de situação não ocorre.

Exclusividade 

Um outro problema do Cartola é que ele não tem concorrentes no Brasil e pertence a mesma empresa que detém os direitos de transmissão televisa dos jogos. Com isso, somos bombardeados com estatísticas e informações sobre o jogo nas transmissões da partida, inclusive com jornalistas fazendo perguntas sobre o Cartola no fim do jogo. Nos EUA, a cultura do fantasy está bem mais disseminada. Claro que volta e meia isso os donos de time de fantasy enchem o saco de atletas por lá também, mas isso não acontece com a imprensa como rola por aqui.

Estatísticas

No Futebol Americano as estatísticas são muito mais precisas, inclusive são parte crucial do esporte, sendo mais facilmente contabilizadas, enquanto no Futebol isso não ocorre. O Cartola FC usa como critérios coisas como ‘roubadas de bola’ e ‘defesas difíceis’, algo que é totalmente subjetivo e que em toda rodada gera reclamação por parte dos cartoleiros.

Calendário

O Calendário da NFL é muito mais favorável para um jogo de fantasy do que qualquer campeonato de Futebol. Cada semana na NFL tem exatamente o mesmo número de jogos com datas que não se alteram (tirando casos muito específicos), enquanto o Cartola sofre com jogos adiados pelo fato dos times cederem seus jogadores para a seleção ou por terem outras competições simultâneas. Além disso, um temporada de FF tem 16 semanas, sendo mais intensa que a do Brasileirão. Com 38 rodadas no Cartola, com jogos quarta e no fim de semana, é muito mais fácil esquecer de escalar seu time no que no FF.

Comments

comments